Artigos
Poder Além da Vida: Uma análise arquetípica da espiritualidade na vida do indivíduo, sob a perspectiva da Psicologia Analítica
22/01/2023

A juventude é um dos ciclos de vida de grande relevância e crucial para o desenvolvimento da personalidade do indivíduo dentro do seu processo de individuação. Entender a evolução de temas peculiares desta fase como a formação da identidade, a diferenciação das figuras parentais enquanto indivíduo, sua autonomia, a busca pelo sentido da vida, conectando isso com os questionamentos, as experiências vivenciadas, sejam estas dolorosas ou conflitivas, as idealizações e expectativas futuras podem ser entendidas como a meta da vida. Este artigo se trata de uma revisão bibliográfica, qualitativa, de análise de conteúdo, sob a perspectiva teórica da Psicologia Analítica. Teve como finalidade analisar partes do filme “Poder Além da Vida”, com ênfase no personagem principal Dan Milman, que vai em busca de conhecer suas potencialidades disponibilizados pela psique, buscando compreender sua verdadeira essência. Dentre os aspectos teóricos explorados para compreender os recortes selecionados, enfatizamos a análise dos sonhos, a inflação egóica, o confronto com a sombra e a retirada da persona, a busca pela espiritualidade e o sentido da vida rumo ao processo de individuação. Ao final desse estudo, concluiu-se que a necessidade espiritual e religiosa é inata à psique, tornando como parte constitutiva do desenvolvimento humano e que, apesar de suas dores e sofrimentos, o indivíduo pode alcançar “a cura” a transformação de si mesmo, através de movimentos de abertura e aceitação, confronto, autoconhecimento, ressignificação, desenvolvendo-se internamente, descobrindo que a meta é encontrar o sentido, algo que está além daquilo que podemos alcançar conscientemente.

Interessou-se pelo tema? Inscreva-se para participar da apresentação do filme e comentários do mesmo ;)

Autor: PAZELI, W.M.P. Poder Além da Vida, São Paulo, 2022.
(16) 3443-9956 espacopsiquerp@gmail.com
© 2024. Espaço Psiquê. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Daniel Soares Design
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
CONTINUAR E FECHAR