Artigos
Janeiro branco
13/11/2017

Muito provavelmente você já ouviu falar em Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, Dezembro Laranja, mas quero aqui falar sobre a campanha do Janeiro Branco, neste mês convidamos as pessoas a pensarem e repensarem suas vidas, o quanto conhecem de si mesmas, as qualidades das relações, o seu estado de espírito, suas emoções, seu bem estar, seus pensamentos e comportamentos principalmente depois de tudo que passamos relacionado à pandemia e restrições de uma série de situações vivenciadas e que também deixamos de experimentar, enfim... como anda sua saúde mental!?

Muitos tabus ainda existem quando se fala em saúde mental, psicólogo não é para louco! Pelo contrário, diria que psicoterapia são para os fortes, aqueles que querem enfrentar suas questões e não necessariamente colocá-las debaixo do tapete e seguir. Isso não é pra qualquer um! É preciso muita coragem para mergulhar fundo em si mesmo e se deparar com tudo aquilo que somos orgulhosos ou não do que encontrarmos, isso nos pertence e compõe nossa existência. O psicólogo é um profissional que nos auxilia a fazer esse mergulho, acompanhando-nos para que não estejamos sozinhos nesta jornada que nem sempre é simples e tranquila. O psicólogo cuida das questões emocionais, se estamos bem, se estamos mal, não significa loucura, e nem é preciso se envergonhar em procurar um profissional para falar do que te incomoda, lidamos com a subjetividade humana, com sentimentos positivos e negativos que todos nós temos. Quando percebemos que algo não vai bem e temos consciência de que precisamos de ajuda, este é o primeiro passo para cuidar da saúde mental! É preciso cuidar do físico, do corpo, daquilo que é concreto, mas também da alma, daquilo que não é concreto, mas que mesmo assim necessita de cuidado e atenção. Não vemos nossas emoções, mas elas existem, podemos sentí-las. É preciso cuidar do espírito e também da alma, nossa psique, nossa mente. A cada ano crescem os índices de suicídios, depressão, ansiedade, agressividade e tantas outras questões de ordem emocional, é preciso olhar para essa realidade que nos assombra.

Não poderia haver mês melhor, já que Janeiro é marcado pelo início, recomeço, pelas felicitações e votos de que se tenha um bom ano pela frente, assim pensaram os criadores da campanha em prol da saúde emocional. E por que branco? Por representar a paz, a pureza e por refletir todos os raios luminosos proporcionando uma clareza total. Simbolicamente o branco refere-se ao que está por vir, o quadro ou o papel em branco onde poderemos escrever uma nova história, com um novo desfecho. Contemos a nossa história...

A promoção de saúde está em nossas mãos, por uma sociedade mais saudável, afinal quem cuida da mente e das emoções, cuida da vida!

Autor: PAZELI, W.M.P. Janeiro Branco, 2023.
(16) 3443-9956 espacopsiquerp@gmail.com
© 2024. Espaço Psiquê. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Daniel Soares Design
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
CONTINUAR E FECHAR